Atividade 1 – Resenha crítica – Filme “O quarto poder”
O filme apresenta como tema principal o poder da mídia. Tudo gira ao redor da imprensa que manipula os fatos e forma opiniões na maioria da população, que não tem senso critico para distinguir mentiras das verdade, acreditam na imprensa falada ou escrita.
O cenário é um museu, onde os personagens centrais estão, o repórter ((Dustin Hoffman),o qual foi famoso, mas está em decadência e o segurança demitido (John Travolta) querendo seu emprego de volta e não sendo atendido, faz ameaças.Sua espingarda dispara acidentalmente ferindo um funcionário . O repórter aproveita a situação para se projetar. Convence o segurança a fazer uma matéria exclusiva. Comprometendo-se a contar a triste história, mas tudo foge ao controle, a verdade dá lugar a mídia sensacionalista e tendenciosa que visa altos índices de audiência.
O filme serve de discussão sobre valores humanos , liberdade de pensamento e de expressão.Relembrando o desespero do segurança demitido que ao receber o “não”, cometeu vários erros, transformando-o em um bandido perigoso, levando a ameaçar explodir o museu, onde se encontravam crianças inocentes. Os interesses desta trama são para satisfazer patamares da indústria da televisão e mostram o poder que a mídia tem de colocar em risco a segurança de pessoas.
Relacionado esta ficção e a vida real,cito o exemplo do documentário “Muito Além do Cidadão Kane’, que apresenta o mesmo tema do filme.
Numa das reportagens a Rede Globo tentou manipular as eleições no Rio de Janeiro no ano de 1982, prejudicando a imagem do candidato Brizola. No ano de 1989 a Globo fez campanha para o ex-presidente Fernando Collor de Mello, sendo a última emissora a noticiar o escândalo “ Fernando Collor”.
Roberto Marinho é satirizado e tratado de ditador do 3º mundo, ficando claríssimo seu poder de mudar a história brasileira
A mídia tem poderes em direcionar a opinião do público. Ela pode construir ou destruir , e o faz de acordo com sua própria necessidade.